Nesta quinta-feira,13, a sede do Ambulatório Especializado em Saúde Mental (Ament) do Hospital Municipal de Marabá foi palco de um evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A celebração contou com a participação ativa de pacientes, familiares e a equipe de profissionais da Ala Psicossocial.
Cynthya Pombo, psicopedagoga da equipe, destaca a importância de promover a integração dos pacientes, aproveitando a data do Dia Internacional da Mulher.
“É uma satisfação, porque todo evento que há em outras instituições, buscamos trazer para dentro da ala psicossocial, envolvendo os pacientes em todas as etapas, desde a ornamentação até a organização porque nosso papel aqui é reinserir os pacientes no meio familiar e esses eventos remetem a isso e eles conseguem interagir melhor com a medicação, com todo o processo pedagógico que a gente oferece aqui”, afirma.
Uma das pacientes, Berenice da Silva Moraes, expressa sua gratidão pela equipe do Ament e ressalta a importância do apoio recebido.
“Eu me sinto plena por ter pessoas que gostam de mim. A equipe toda é maravilhosa. Esse momento é muito importante para mim”, diz emocionada.
Adliz de Castro Santis, presidente do Fórum Permanente de Mulheres de Marabá, também esteve presente e falou sobre a relevância da programação para a saúde mental das mulheres.
“A saúde mental é um dos pontos que trabalhamos no mês de março. É importante divulgar a existência da rede de atenção e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de auxílio. Então, nós temos que trabalhar a conscientização o ano todo, não somente no janeiro branco e no setembro amarelo”, declara Adliz.
Roselene Cavalcante, responsável técnica da Ala Psicossocial, reforça a dedicação da equipe na organização do evento.
“Esse evento foi pensado com muito carinho, valorizando a força, empatia e resiliência de cada mulher que participa deste espaço. Trabalhamos para fortalecer vínculos e o empoderamento dessas mulheres, entendendo que esse mês é não só para comemorar uma data do calendário, mas para a gente refletir sobre a força da mulher e nós trabalhamos nessa perspectiva de que os nossos pacientes, sejam mulheres ou homens, vejam seu potencial de ser reinserido no convívio em sociedade”, destaca Roselene.
Estabelecida pela Portaria nº 148/2012 e cadastrada junto ao Ministério da Saúde como Leitos de Saúde Mental em Clínica Médica, a Ala Psicossocial do Hospital Municipal de Marabá possui atualmente 06 leitos destinados à internação de pacientes com transtorno mental e/ou necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
O Ament é um serviço de média complexidade, presta assistência às pessoas com transtornos mentais moderados, visando o tratamento, reabilitação e reinserção social. Dentre os serviços oferecidos estão consultas médicas, psicoterapia, orientações sobre acesso à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), atendimento familiar e grupos terapêuticos.
Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Bruna Vidal
The post Dia da Mulher: Ament destaca empoderamento e saúde mental feminina appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 23° Máx. 27°